Saúde

Alergias, fique atento!

20 Setembro, 2016
By Renata Calado

Alergias em animais podem ser causadas por diversos fatores, incluindo causas ligadas à higiene, parasitas e insetos, o que acaba dificultando um pouco a identificação da origem do problema. Apresentando sintomas de irritação, descamação e até feridas na pele do animal, as doenças que causam esse tipo de patologia podem ser desencadeadas por meio de pulgas, piolhos, fungos e carrapatos, além de outros fatores totalmente diferentes, como produtos de limpeza, mofo e fumaça de cigarro, entre outros.


As causas da alergia nos seres humanos e animais são muito semelhantes, mas a manifestação dos sintomas da alergia, diferente. Nos animais a principal característica da alergia são problemas relacionados com a pele. O animal alérgico se coça sem parar e, na maioria dos casos, esta coceira leva ao aparecimento de lesões na pele. 

O diagnóstico de alergias é feito de modo bastante complexo. Porém essas doenças atingem cada vez mais cães e gatos no mundo todo.

Atualmente as alergias correspondem à maioria dos casos dermatológicos atendidos nas clínicas veterinárias de todo o país. Muitas vezes o trabalhoso diagnóstico vem com um prognóstico não tão simples. O melhor controle é conseguido evitando o contato do animal com os alérgenos aos quais ele é sensível.

Observar o ambiente em que o animal vive para que as causas das alergias em cachorros sejam identificadas pode ser uma boa opção para previnir seu pet desse incômodo. No entanto, a visita ao médico veterinário é sempre a melhor pedida quando se trata da saúde de seu amiguinho, até porque, como já foi dito anteriormente, a origem das alergias em animais tem um diagnóstico difícil, e só um profissional pode indicar de maneira adequada como proceder no tratamento do problema.

Colab

Renata Calado
Renata Calado

Farmacêutica e Diretora Técnica.
Coordenadora de Propaganda Médica e de Marketing.
Apaixonada por animais.
Roval Pet - Manipulação Veterinária.

http://www.rovalpet.com.br/

Escolhas da colab