Saúde

Coprofagia: descubra o que é e como evitar.

21 Setembro, 2016
By Renata Calado

Coprofagia. Que palavra estranha, não é mesmo? Se nunca ouviu falar, não precisa se preocupar, pois provavelmente você não é a única pessoa! Muitos donos não sabem o que significa ou mesmo que haja tratamento para esse hábito, o que as levam a não buscar ajuda. Em alguns casos, algumas pessoas também têm vergonha do que o cachorro faz e infelizmente acaba não comentando com ninguém.


Primeiro, é preciso entender que o nome coprofagia tem origem grega e significa comer fezes, copro “fezes” e “fagia” comer. É o hábito que alguns cachorros desenvolvem de comer as próprias fezes ou a de outros cães. Isso pode começar por diversas razões. Pode ser, por exemplo, por imitação: a fêmea, quando tem os filhotes, come as fezes deles para manter o ambiente limpo e, os filhotes, ao presenciar esse comportamento, podem imitar. 

Em outros casos, esse comportamento pode acontecer por algum problema na absorção dos alimentos. Outra possibilidade também, pode ser por algum problema no aparelho digestivo do pet ou verminose.

O desequilíbrio nutricional, a sobrecarga do sistema digestivo, a alimentação irregular com excesso de guloseimas e o excesso de nutrientes nas dietas, geram fezes com alto grau de produtos alimentares não digeridos. Isso pode levar o animal a ser atraído, principalmente pelo olfato, a consumir essas fezes.


Coprofagia tem tratamento?

Claro que tem! Mas é preciso levar o cãozinho ao médico veterinário de sua confiança, para que ele avalie se a origem do problema está ou não, relacionada a algum problema digestivo, disturbio no pancreas, ou até mesmo, uma suposta presença de verminose no animal. 

Porém, se a causa for comportamental, a mudança de hábito deve começar com o dono. O tratamento deve ser feito de forma gradual. Requer paciência por parte do proprietário para que essa prática seja aos poucos abolida dos hábitos do pet.


Nada de broncas!

O ideal é não dar broncas no seu cão, caso ele faça as necessidades no lugar errado ou se ele comer as próprias fezes. Se você reclamar, o animal poderá não entender o que você está dizendo e isso irá piorar o comportamento. O pet pode querer esconder as fezes de você, para não levar bronca, e comê-las!


Controle os horários: 

Outra dica é controlar melhor o horário que seu pet se alimenta. Normalmente, o cachorro faz xixi e coco por volta de 30 minutos depois que ele se alimentou. Assim que o animal fizer suas necessidades, o tutor deve ofereçer brinquedos ou petiscos ao animal, fazendo com que o mesmo se distraia, mudando o foco de interesse.


Limpeza:

Não limpe na frente dele.  Ao ver isso, alguns cães pensam que o dono pode estar competindo com eles, para pegar primeiro o cocô. Nessa hora, o cão corre para comer as fezes antes que o dono consiga retirá-la.


É de suma importância que o proprietário não permita o cão se alimentar das próprias fezes, ou fezes de outros animais. Pois é através das fezes que muitos parasitas se disseminam para outros hospedeiros. Ao ingerir o bolo fecal, o animal está introduzindo ao seu organismo milhões de ovos de parasitas, que em um curto espaço de tempo estarão prejudicando a sua saúde.

Procure sempre a opinião de um profissional da área. Essa prática que é comum entre os animais em geral, tem como ser revertida. O indicado é que o pet seja examinado e medicado (se necessário), por um médico veterinário. 


Alguns estudos comprovam que a administração de vitaminas e probióticos auxiliam no tratamento da coprofagia em cães. Além disso, existe a possibilidade de medicar seu pet com medicamentos naturais, a base de plantas, que deixam as fezes não palatáveis (sem sabor ou cheiro), para que o animal perca o interesse em ingeri-las. 

Colab

Renata Calado
Renata Calado

Farmacêutica e Diretora Técnica.
Coordenadora de Propaganda Médica e de Marketing.
Apaixonada por animais.
Roval Pet - Manipulação Veterinária.

http://www.rovalpet.com.br/

Escolhas da colab